Mafalda: O filme

Layout-Mafalda

Você sabia que a Mafalda tinha um filminho? Pois é, eu não.

Fiquei muito surpresa quando encontrei esse filme, mas na realidade não é nada inédito. O filme é um compilado de tirinhas da Mafalda, de Quino. Então se você já conhece as historinhas agora chegou a vez de vê-las animadas. O filminho é em espanhol, claro, mas é legendado em português e tem duração de 1hora e 15 minutos. Como é um compilado de tirinhas não há problema em assistir por partes, como – na verdade – existem versões divididas do filme no youtube, por capítulos, no entanto não legendadas.

O autor da Mafalda era contrário à adaptações das tirinhas para cinema ou teatro, no entanto esse desenho foi realizado por Carlos Márquez em 1982.

mafalda (3)Aqui no Brasil conheço pouca gente que já leu os livrinhos de tirinhas da Mafalda. O pessoal conhece mais a personagem por conta das aulas de redação e interpretação de texto, na escola, que sempre mandavam a gente explicar o que a Mafalda estava querendo dizer, e por que ela dizia tal coisa. Graças a isso muitos conhecem ela, mas, infelizmente, graças a isso também muita gente acha a Mafalda “chata” – já que nos livros de exercício da escola só apareciam as tirinhas com cunho mais político e crítico – isso é a escola estragando nossas impressões sobre coisas legais desde sempre.

Graças à circunstâncias específicas, a minha família se ligou muito na Mafalda e eu cresci rodeada de livrinhos dela. Confesso que quando se é criança não se entende mesmo as ironias e críticas da personagem, mas mesmo assim eu gostava e vou provar agora que uma criança pode curtir Mafalda tanto quanto um adulto!

Os personagens são muito legais e estáveis nas suas características, o que é ótimo para as crianças que podem pular só para as tirinhas dos seus personagens favoritos, como eu fazia quando era pequena. Então temos:

images (4)A própria Mafalda: Ela odeia sopa e adora os Beatles. Esta sempre atenta sobre as tensões políticas porque se preocupa com o mundo e, em função disso, não é muito otimista sobre o futuro.

Susanita
A Susanita: É a representante dos valores burgueses. Tem o sonho de achar um marido rico e bonito, casar e ter filhos. É, por tanto, uma menininha fútil que adora falar da vida dos outros. Não divide suas guloseimas com ninguém e vive dando em cima do Filipe.

miguelito1O Miguelito: Ele é o mais ingênuo do grupinho e sofre com várias questões existenciais como: “se a gente cresce pra cima ou pra baixo” e “de que lado vem o futuro”. É filho único e por isso sente que tem o dever de dar altas gargalhadas em casa porque “ele é a alegria da casa” e precisa manter o cargo.

felipe
O Filipe: Ele é um menino muito sonhador, tímido e medroso. Tem uma imensa preguiça de ir pra escola e estudar (que criança não se identifica com isso?), com isso prefere se imaginar em diversas aventuras, mas no final sempre se sente culpado se não faz as tarefas da escola. Odeia quando a Susanita dá em cima dele.

manolito1
O Manoelito: Ele é o capitalista do grupinho. Tem um “instinto” de vendas que, na intenção de lucrar pro armazém do pai, sempre tenta vender coisas vencidas e estragadas. Odeia os Beatles e sonha em ser um grande empresário.

tumblr_ltg0q71RJF1qf5d0zo1_500
O Guille (Gui): É o irmãozinho da Mafalda (que ainda não nasceu no momento do filminho), um nenê muito fofo que cria várias situações hilárias com a família porque está começando a descobrir o mundo.

Libertad_Mafalda
E por fim tem a Liberdade: Ela só aparece mais tarde, nas tirinhas a partir de 1970. É muito pequenininha, o que se torna uma crítica social de Quino de que a “Liberdade é pequenina”, com isso existem muitas gracinhas e críticas envolvendo seu nome e estatura. É filha de um jovem casal idealista, a mãe trabalhando como tradutora e o pai num “empreguinho” regular.

De qualquer jeito, o traço do autor Quino é tão fofo que, como a maioria dos livrinhos era sem cores eu tinha uma vontade enorme de colorir os quadrinhos! Mas eu sabia que minha mãe ia ficar muito triste se eu fizesse isso, por isso eu me segurava MUITO. Então você pode perceber que tem elementos bacanas para as crianças curtirem a Mafalda, tanto quanto os adultos.

Aproveite para ver o filminho e conhecer melhor a Mafalda e sua turminha.

ass joana foto

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes, Humor, Política e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mafalda: O filme

  1. buhosbourne disse:

    Eu lembro que uma vez um menino da minha sala falou bem isso, que a Mafalda era ‘meio chata’, e a professora falou que ele não devia estar entendendo muito bem a Mafalda, que todos teriam que fazer análises das tirinhas dela e abrir pra discussão, e daí foi super legal, pq uma professora propôs aos alunos que PENSASSEM! Muito amor isso né, fica a dica para todos os educadores! ^^

    Todos fomos pro Farol do Saber na aula seguinte ler os livrinhos dela e fazer esse exercício, e a moça que trabalhava no Farol disse que nunca tinha visto tantas crianças interessadas nessas tirinhas. Aquela professora devia ter feito mais disso na sala… aliás, todos os professores deveriam!

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s