“The Smiler”: a montanha-russa que combina psicologia e velocidade

Alton Towers The Smiler Mobile Game App 800

A Smiler é a nova montanha-russa da Alton Tower, no parque “The Staffordshire” – Reino Unido, custou cerca de 18 milhões de libras (por volta de R$55,8 milhões) e entrou no Guinness Book por conta de seus 14 loopings e quedas de até 30 metros de altura.

Ela já deveria ter inaugurado no dia 24 desse mês de Maio, mas parece que ainda anda fechada pra resolver probleminhas técnicos – *medo*.

Mas afinal qual é a pira da Smiler? Qual a relação dela com psicólogos?

A questão é que ela foi projetada com a ajuda de psicólogos e demais cientistas para criar uma experiência única que embaralhe o cérebro e faça você se perguntar, ao final, se tudo aquilo foi real. Segundo Katherine Duckworth, integrante da equipe que elaborou a atração, a experiência não afeta só o corpo, mas também a mente, isso porque contém cinco diferentes movimentos que geram efeitos diferentes na cabeça.

smiler-main

A velocidade máxima atingida pelo “brinquedo” é de 85km/h e o circuito completo dura dois minutos e 45 segundos.

Um dos efeitos estudados e muito explorados na Smiler é o fenômeno da antecipação, um fator fundamental para garantir a emoção. Segundo os cientistas/projetistas, a emoção é desencadeada por uma coisa física (como dor) ou um fenômeno mental (como a antecipação de perigo).

Você pode perceber vários momentos que geram antecipação e expectativa nesse vídeo da primeira pessoa que enfrentou os 14 loopings da Smiler: 

Há uma subida lenta, quedas abruptas e no meio da experiência há uma pausa, você pensa que parou… mas não! Depois mais uma subida lenta e suuuper íngreme, e aí você percebe que a mulher testou a Smiler quando ainda tava tudo com cara de obra inacabada!

*MEDO 2x* 

E lá vem mais quedas, voltas, voltas, loopings e no final você entende porque “Smiler”, já que a mulher não fazia outra coisa do que rir!

article-2322355-19B5F810000005DC-107_964x591

A sensação é a combinação do medo e da euforia que se tem depois do fim. Segundo John Wardley, um dos consultores do projeto, a The Smiler foi feita para ser um dos passeios mais emocionantes do mundo.

Agora clique AQUI e confira a simulação da experiência que você teria na Smiler! Experimente colocar em tela cheia e tente se envolver imaginando todas aquelas voltas, loopings e quedas na realidade!

Eu fiquei desejando muito prestigiar este trabalho dos meus colegas psicólogos 😉

TheSmiler2013Map_zps60fd9149

 ass joana foto

Anúncios
Esse post foi publicado em Bruxaria da Semana, Psicologia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s