Me envergonho por todos nós…

Ok ok, eu sei que no fundo estão todos já muito cansados desse assunto. Mas o que eu pretendo com este post não é tratar sobre o pronunciamento de Silas Malafaia em si, mas das reações das pessoas nas redes sociais.

silas

Sabe, às vezes acontece algo bom, que me enche de alegria e restabelece minha esperança em um futuro melhor. Mas às vezes acontece o contrário – vejo e leio coisas que me fazem ter vontade de desistir de lutar, colocar as mãos no rosto e chorar, e até pensar em não ter filhos (porque afinal, pra quê colocar filhos nesse mundo do cão?).

A entrevista de Silas Malafaia na Gabi foi triste. Foi uma dessas coisas que me deixam mal. Mas nesse caso não foi vontade de chorar, de desistir, não, no caso da entrevista eu fiquei mesmo é com raiva, vontade de bater nele (coisa que a Gabi também deve ter sentido, pelo que pareceu). Digamos que não foi algo que me deixou TÃO mal, simplesmente porque é o esperado dele, o que mais poderia sair daquela boca?

Depois da entrevista da Gabi um geneticista fez um vídeo resposta, e apesar dele parecer um pouco nervoso, ou tímido quem sabe, eu consegui entender o vídeo e considero que a explicação ficou clara. Esse vídeo foi uma dessas atitudes que restabeleceram minha esperança, mas por pouco tempo…

eli

Apesar de muitos amigos, colegas e familiares meus curtirem o vídeo do geneticista e também estarem revoltados com as palavras de Silas, obviamente tinham pessoas também do lado do pastor. Quando a gente lê os comentários do vídeo, a gente também vê isso – mas lá percebemos que uma grande parcela dos que estão do lado de Silas são pessoas mais ignorantes, sem tanto estudo, escrevem errado, e apelam pra argumentos furados (como os do próprio pastor) – isso quando tem argumentos.

O problema é quando você vê gente supostamente esclarecida, estudada e com cabeça boa pra refletir, simplesmente aceitando o discurso do tal pastor. Eu não quero dizer com isso que só o “meu lado” é o certo, mas gente: atentem-se para os argumentos, né?!

Parece que o pastor divulgou uma carta resposta ao geneticista, usando basicamente os MESMOS argumentos da sua entrevista. Ou seja, claramente ele não entendeu a explicação do geneticista, ou não QUIS entender!

Manipulação 1

E essa carta-resposta eu li no meu feed de notícias no Facebook. Foi compartilhada por uma pessoa que eu conheço, sei que já é formada no ensino superior e estudou apenas em instituições particulares e boas. Essa pessoa compartilhou a carta, mas não acompanhada de algum gesto de indignação que seja – não, ela concordava com a carta.

Acontece que a carta não combate os argumentos do geneticista, pelo contrário, ele usa a mesma fonte que ele já havia citado na entrevista com a Gabi, a qual o geneticista já havia demonstrado ter sido mal interpretada pelo pastor. E ao invés de manter o nível de uma argumentação, o pastor ataca o geneticista em sua carta o acusando de “pseudo-doutor” e afirmando que o geneticista provavelmente estaria defendendo uma causa pessoal.

Ou seja, Silas, esse anjo que não tem nada contra os homossexuais, apenas lhes promete a cura, ataca o geneticista dizendo o quê? Que ele deve ser gay, para estar defendendo a causa.

Mas se ele não  tem nada contra os homossexuais, porque ele usa isso como uma forma de ataque?

atenção_manipulação1

Ou seja, o preconceito dele ficou escancarado na carta. E mesmo sendo tão claro e óbvio que a carta é preconceituosa, mal fundamentada e tendenciosa, mesmo assim, uma pessoa com nível de educação superior curtiu a carta e defende esse ser.

Isso tira minhas esperanças do mundo. Porque a gente espera que muita gente sem estudo e sem pensamento crítico caiam nesse jogo manipulativo, mas pelo menos aqueles que tiveram oportunidade na vida para estudar e elaborar o pensamento crítico poderiam ser mais racionais.

Eu só consigo pensar que essa pessoa não viu ou não entendeu o vídeo do geneticista, porque se viu e entendeu – então realmente não vou ter filhos, porque o mundo não tem mais solução!

crianca-orando-375x280

Só posso pensar como a Gabi, que quando finalizou a entrevista disse esperar que Deus perdoasse Silas. Sim, porque se há um Deus, ele deve estar se sentindo muito frustrado por suas criaturas estarem seguindo esse caminho de ódio – só lamento por ele, e me envergonho por todos nós…

 

ass joana foto

Anúncios
Esse post foi publicado em Crítica, Psicologia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s